top of page

GRECIA X ROMA

Sofro nos meus negocios os efeitos do amor britânico pelo debate mas acho que isso é minha herança latina que tende o apreço pelos despostas infelizmente raramente esclarecidos.

Confesso porem minha admiração pela forma que os britânicos conseguem criar o clima civilizado para a troca de ideias opostas de uma forma que contrapõe os atos que dominam hoje as redes sociais.

O debate abaixo de 90 min entre o entao prefeito de Londres Boris Johnson e a historiadora de Cambridge Mary Beard sobre quem seria mais importante na formação do ocidente entre Grécia e Roma

vale ser visto e refletir sobre questões como :


Democracia não é o mesmo que Liberdade

Os Gregos nos deu Roma ou Roma preservou os conceitos gregos para nós ?

As cidades criadas pelos Romanos desenvolveu o conceito de metropole aonde todos são cidadãos independente da sua origem de nascimento. Dito isso teriam os Romanos contribuído mais do que filósofos gregos e a própria democracia ateniense?

Etc


Acredito que Gregos e Romanos são complementares em nossa formação porem as vezes é preciso parar para refletir e voltar a estudar/ler as origens das coisas. Tanto se ouve sobre risco da democracia de pessoas que não tem em seu body language nenhum sinal de estar aberto ao debate.

Não conheço na historia nenhum pais com Democracia no nome que realmente fosse minimamente uma democracia.

Neste tempos em que a palavra Democracia está sendo sequestrada diariamente é tempo de voltar aos Classicos e estar aberto ao debate como gostam meus vizinhos ingleses.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page