top of page

Das páginas de Tintin para o Mundo

Atualizado: 12 de dez. de 2020


Naquele tempo, apesar do Concorde voar Paris - RJ em 4h, as viagens de avião comum eram para poucos.


Nas férias, passávamos o dia na praia, com o dinheiro para um copo de mate.

Para mim, porém, o ponto alto era ter tempo para ler “As Aventuras de TinTin”, um personagem em quadrinhos criado pelo belga Herge. Tin Tin, um jornalista, sempre estava envolvido em alguma situação e investigação, em diferentes lugares do planeta.


Viajar, e estar em aventuras pelo planeta, faz parte da minha vida, tal e qual nos quadrinhos de Tin Tin. Gosto de ver pessoas, roupas, comidas, costumes e paisagens diferentes.

O fascínio do ser humano por conhecer outras culturas é imenso, tanto que, no início do cinema, ao final do sec XIX, os irmãos Lumieres filmavam a vida das cidades europeias, e projetavam o filme nas primeiras salas de exibição em Paris.

Peter Fonda e Dennis Hopper, em 1969, fizeram o grande “road movie” da historia, com sua viagem pela Road 66 USA, no memorável e revolucionário “Easy Rider”.

O também revolucionário filme ingles “Trainspotting”, de 1996, introduziu o talentoso ator escocês Ewan McGregor. McGregor e seu amigo Charlie Booman, em 2004, protagonizaram, na forma de série, um “road movie” chamado “Long Way Around”. Nesta aventura, eles viajam de moto de Londres a Nova York pelo leste - ou seja, atravessaram os Balcãs, Russia, Mongolia, Alasca, etc...


Na serie “Long Way Down”, um “road movie” de Londres a Cidade do Cabo, na Africa do Sul, filmado em 2007, McGregor e Boorman cruzaram toda a Africa.


Agora, em 2020, ambos voltaram à cena. Na série “Long Way Up” viajam da Terra do Fogo, na Argentina, até Los Angeles, nos EUA.


Estas series estão disponíveis no iTunes, e as recomendo fortemente para aqueles que, como eu, têm alma cigana e uma sede grande de ver o mundo.


Lembre-se que a vida é um sopro e que, quando menos se espera, vc recebe a noticia de que alguém, cujo sorriso ainda é vivo na sua memória - mesmo depois de 20 anos de distância, caiu e não conseguiu se levantar.

Em memória de Edison Magalhães eternamente das Lojas Americanas.



75 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page