"Running the Sahara" é um documentário de 2007, Netflix, que mostra 3 maratonistas cruzando o deserto do Sahara, do Atlântico até o Mar Vermelho (6.920 Km), em 130 dias e 150 maratonas consecutivas.
Neste esforço sobre-humano, constataram que, ao longo do caminho, a maior mazela que experimentaram foi a falta de água potável. Consequentemente, fundaram uma ONG, chamada "The Water Project", focada em procurar soluções para que, nessas regiões da África, as populações tivessem acesso à água potável.
O Brasil possui a maior bacia de água doce do mundo. Porém, 50% da nossa população sofre da mesma mazela: falta de água e / ou esgoto em suas casas. Não vou gastar tempo com as causas.
3 jovens estudantes da PUC-RJ desenvolveram uma solução simples (vídeo abaixo, de 1min e 45 segundos) para reduzir a dor destas populações. Uma mochila que, usada para carregar água, também serve de filtro, que transforma a água em água potável. Assim, nasceu a AGUACAMELO (www.aguacamelo.com.br). Qualquer pessoa pode doar as mochilas, que duram até 10 anos.
A inventividade humana descobre soluções para as desgraças. Ajudar a AGUACAMELO não apenas melhora a vida / saúde de famílias, como incentiva nossos jovens a irem à luta.
So vi agora ... obrigada pelo seu olhar e pela forma generosa de compartilha-lo. bj Bia (não estou conseguindo me logar...)