top of page

Darcy Ribeiro

No final dos anos 70 os exilados voltaram ao Brasil embalados na musica genial de Aldir Blanc : O bebado e o equilibrista

A voz magistral de Elis Regina dava o clima de romantismo daquele momento.

Era o encontro dos que regressavam ,depois de decada pelo mundo em um tempo em que as comunicações eram precarias, cheios de uma visao contemporanea encontrando os que aqui ficaram:

os habitantes de uma pais quase tao fechado ou isolado quanto um pais da cortina de ferro.

Os ex-exilados logo ocuparam o seu papel na politica afinal a turma local não só estava anestesiada como indefesa porque o pensamento politico foi congelado no periodo da ditadura.

Eu era um universitário e faço parte de uma geracao que foi politicamente esterilizada. Na UFRJ aonde fiz engenharia vi sairem comediantes ( Planeta&Casseta), empresarios, ministros da Fazenda, banqueiros, consultores de negocios, burocratas etc mas não politicos.

A vitoria para o cargo de governador de Rio do gaucho Leonel Brizola em 1982 é o maior exemplo do vazio politico que o Brasil se encontrava.

Darcy Ribeiro faz parte do panteão de nossos intelectuais tendo uma vida multi-facetada.

viveu no meio dos indios, professor exilado , vice-governador do Rio e Senador.

Essa entrevista pouco antes de sua morte é um relato de um homem do seu tempo com uma visao maior dos problemas brasileiros.

A concepção do CIEPs , na epoca tao criticada, consistia em garantir que as criancas ficassem na escola de tempo integral na busca de uma formacao em todos os aspectos jah que as famílias nao mais a ofereciam alem de uma maior renda ao professor pelo tempo integral.

Darcy tinha a nocao clara de que a familia brasileira é matriarcal na medida que em sua maioria a mulher , que não abandona os filhos, luta praticamente só.

Os CIEPs deveriam ser de baixo custo de construção e ao mesmo tempo o predio mais importante de uma comunidade e assim foi concebido pelo Oscar Niemeyer.

Olhando pelo retrovisor com o beneficio de saber o que aconteceu nos ultimos 25 anos acredito que Darcy foi mal interpretado e que talvez tenha sido pragmático ao se unir a Brizola por uma causa maior.

Ver essa entrevista vale porque afinal os nossos problemas fundamentais não são resolvidos apenas envelhecem.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page