top of page

Anadalusia

Sul da atual Espanha invadida pelos bárbaros germânicos passou a ser denominada VANDALUSIA terra dos Vândalos que acabou por se transformar ao longo dos tempos em Andalusia.

Talvez não seja coincidência o nome do meu avo nascido em Granada :Atilano originado de Atila rei dos Hunos

Andalusia foi mais uma vez invadida pelo povo mais avançado e vigoroso do sec VII os muçulmanos.

O Islâmicos construíram palacios como o de Alhambra , a grande Mesquita de Córdoba e uma sociedade plural.

A Reconquista do território pelos Castelhanos e Aragoneses levou 300 anos e terminou em 1492 sem luta no capitulo final: a conquista de Granada.

O ultimo monarca Nazarin preferiu abandonar o Reino para não destruir o magnifico palacio de Alhambra deixando assim um testemunho concreto da cultura islâmica incontestável dentro da Europa.

No exercito de Isabel e Fernando tinha ciganos cristãos nomades de origem na India que se aninharam nas covas do Sacromonte e lá criaram o flamenco danca para o canto grutal que vem do profundo da alma e da dor.

Isabel decidiu financiar a viagem de Colombo em Granada apenas possível de ser empreendida graças ao conhecimento obtido em livros dos antigos gregos preservados pelos islâmicos e pelos instrumentos de navegação avançados desenvolvidos na epoca pelos seguidores de Maome.

Andalusia é o lugar aonde os 3 povos seguidores dos livros deixaram a sua marca como em nenhum outro lugar do planeta. O video a seguir curto de 8 min mas suficiente para sentir como pulsa o sangue mesclado de cristãos, judeus e mulcumanos quando devidamente misturados pelo tempo.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page