top of page

A hora e a vez do morro

Atualizado: 22 de nov. de 2020

Não apenas um dos livros mais interessantes de se ler na escola, O Cortiço, de Aloisio de Azevedo, é o melhor exemplo do nosso Naturalismo.


Personagens como Rita Baiana, o português Joao Romão, casado com Bertoleza, dentre tantos outros como Pombinha, Jeronimo, Firmo, Zulmira, Leonie, ... eram arquétipos dos diversos grupos que inspiraram o autor e, na realidade, deveriam morar no famoso Cabeça de Porco no Rio de Janeiro. Para quem não se recorda, o Cabeça de Porco era um imenso cortiço, que ficava na região onde temos, hoje, a Central do Brasil no RJ.


Um determinado dia, a polícia destruiu o Cabeça de Porco, que abrigava soldados egressos da Guerra dos Canudos, ex-escravos, nordestinos retirantes, ... Permitiu, no entanto, que as madeiras dos restolhos fossem usadas para construções de barracos nos morros. E assim se deu o início das favelas do RJ.


Em todo o mundo, por uma questão de segurança, a classe mais abastada mora em morros, enquanto os menos favorecidos ficam na planície. Basta observar onde, nas cidades medievais, fica localizado o castelo do senhor feudal.


As favelas, que se assemelham às Caabas do Norte da África, possuem vias estreitas e encasteladas, tornando o acesso difícil. A partir de 1982, a alvenaria passou a substituir a madeira que, simbolicamente, indicava que os barracos eram provisórios, mesmo depois de décadas de estabelecidos.


As cidades brasileiras não costumam ser pensadas. O Rio de Janeiro, em especial, nunca teve um projeto que endereçasse o crescimento urbano e o transporte dos trabalhadores, o que criou um processo em que o crescimento da cidade leva, necessariamente, a um aumento das favelas. As pessoas não podem passar (ou pagar...) 4 horas, por dia, indo e vindo para / do seu local de trabalho.


Qualquer um que se encontrar na região da Central do Brasil, no Centro do RJ, por volta de 19h, vai ver os pontos de ônibus lotados, como se o mundo estivesse acabando. Vi algo similar apenas em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, onde não existe carro para o povo, e o transporte é gratuito.


A favela foi romantizada de todas as formas. Apresentada para o mundo em filmes como “Orfeo do Carnaval”, até hoje atrai turistas para verem uma das vistas mais bonitas do mundo.


Já no filme “Cidade de Deus”, a favela desceu ao inferno, ao projetar uma civilização da barbarie.


Embora muito associada a seu maior contigentes de pessoas, os pretos, a favela abriga pessoas de diversas origens e raças.


Nas favelas, o Estado de Direito não se aplica. Não há segurança, serviços públicos e direitos civis.


Vera Magalhães vem fazendo escolhas de alta qualidade para o programa Roda Viva. O esforço de Vera se junta à muitas iniciativas que buscam dar maior pluralidade ao debate da sociedade brasileira, e quebra um tabu, intestino do jornalismo, ao colocar - em horário e programa nobres, vozes de pretos, mulheres, blogueiros, ...


No lado mais intelectual, o esforço de Lilia Schwarcz é louvável, ao usar sua linha de pesquisa em história em favor da maior compreensão da desigualdade estrutural do pais e dando voz em seu canal de youtube para a diversidade.


Jose Papa, depois de uma longa carreira internacional, voltou ao Brasil para empreender a TRACE BRAZUCA. TRACE GLOBALé a maior plataforma de cultura afro, e foi criada na França, em parceria com ADJunior, um dos representantes dessa nova elite de pretos.


No dia 16nov2020, o Roda Viva trouxe a entrevista do cearence Preto Zezé, atualmente presidente da CUFA (Central Única das Favelas). Recomendo fortemente o programa (link abaixo), no qual Preto Zezé apresenta uma visão realista das favelas e as possíveis soluções.


Eu não tenho capacidade de transcrever, aqui, o que ouvi mas nunca vivi.


Vinicius de Moraes, diplomata e poeta, dizia-se o branco mais preto do Brasil. No microcosmo da música é impossível esconder a força da nossa herança afro.


Hoje, Vera, Lilia e Papa usam seu conhecimento e influência para que pessoas, com a legitimidade de quem sofre na própria pele, tenham um espaço onde possam falar livremente. A sociedade precisa ouvir em primeira pessoa e sem tradução.


No nosso drama urbano, a favela nao é causa. É consequência.





126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page